Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II visitaram, em 1º de novembro, a empresa Água Serra da Mantiqueira no município de Delfim Moreira. A atividade é um desdobramento do que as turmas estudaram na disciplina de Geografia, com o professor Clóvis José Fernandes.
O grupo foi acompanhado pela coordenadora pedagógica do segmento, Andrea Rodrigues Fortes Ribeiro, e pelo professor Marcelo Calderaro.
“O objetivo do estudo é analisar a importância dos recursos hídricos, discutindo os desafios relacionados à gestão e comercialização da água”, explicou Clóvis Fernandes.
Durante a visita, os alunos conheceram o laboratório de análise, o sistema de engarrafamento, o armazenamento e como é feita a distribuição da água. Receberam também orientações sobre as certificações e autorizações necessárias para que a empresa funcione.
Alunos do 8º visitam empresa Água Serra da Mantiqueira
O Curso G9 promoverá, no próximo dia 8 de novembro, a palestra “Família e Internet: como aumentar nossa segurança”. A convidada é Sheylli Caleffi, treinadora de comunicação e oratória, ativista pela erradicação da violência sexual há mais de dez anos e coordenadora de um grupo de apoio com mais de quatro mil membros. O evento será no G9, às 19h30.
Entre os objetivos do evento, destacam-se:
Fortalecer as famílias (pais e cuidadores) para que consigam aumentar a proteção em relação aos riscos atuais de interações no ambiente virtual, especialmente os relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes;Conhecer a atuação de criminosos e suas principais abordagens;Entender como funcionam as plataformas digitais e como utilizá-las para efeitos positivos;Aprender a iniciar conversas constantes em casa para que toda a família fique protegida;Compreender como a interação nas redes pode gerar problemas psicológicos e práticos na vida de crianças e adolescentes como vício em telas, insônia, falta de concentração e raiva, além de questões de sociabilidade.
INSCRIÇÃO
A entrada é franca. A escola, através de seu projeto social, solicita a doação de 01 kg de alimento não-perecível em prol de instituições sociais de nossa cidade.
A inscrição pode ser feita na Secretaria do Curso G9 ou pelo telefone (35) 3623-1877 até o dia 07/11. As vagas são limitadas.
Vale destacar que, por conta do conteúdo e abordagem da palestra, é vedada a participação de menores de 18 (dezoito) anos.
Curso G9 promove palestra “Família e Internet: como aumentar nossa segurança”
Ao longo do 3º trimestre, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II estudaram sobre o texto jornalístico nas aulas de redação com a professora Cláudia Fortes. Nessas aulas, aprofundaram o estudo ao lerem quatro reportagens redigidas pela jornalista Paula Ferreira do jornal Estado de S. Paulo (Estadão) sobre a sustentabilidade no meio ambiente, principalmente na Amazônia.
Paula Ferreira esteve presente para a cobertura do evento “Cúpula da Amazônia”, ocorrido em agosto deste ano, no Pará. Assim, os alunos tiveram a oportunidade de conhecê-la através de uma entrevista online para enriquecer essa aprendizagem.
“Como jornalista, me senti muito orgulhosa de poder conversar com estudantes tão preocupados com a realidade do Brasil e com questionamentos tão pertinentes. Tenho certeza de que aprendemos muito uns com os outros durante a atividade e fico feliz por ter mostrado um pouco da importância do acesso à informação para a construção de uma sociedade mais justa”, disse Paula Ferreira
Quem é a jornalista Paula Ferreira?
Paula Ferreira nasceu em Cachoeira Paulista (SP), entretanto tem um laço afetivo com Itajubá, pois seus avós paternos são itajubenses e seu pai também nasceu nessa cidade.
É jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Faz nove anos que ela trabalha nessa profissão. Seu primeiro estágio foi na Rede Bandeirantes, depois passou a trabalhar no jornal O Globo, no Rio de Janeiro. Em 2015, fez uma série nesse jornal sobre “Escolas buscam formas de educar em meio a cotidiano de violência”, em que ganhou o Prêmio ExxonMobil de Jornalismo, também conhecido como Prêmio Esso, na categoria Educação. Esse Prêmio é a mais importante distinção conferida a profissionais de imprensa no Brasil. Hoje, trabalha para o jornal Estado de S. Paulo, em Brasília, fazendo matérias sobre política pública.
Recentemente, esteve no evento Cúpula da Amazônia 2023, em que teve a oportunidade de fazer várias reportagens sobre a vida dos ribeirinhos dessa região. Entre 30 de novembro e 12 de dezembro deste ano, estará em Dubai, nos Emirados Árabes, para a Conferência das Nações Unidas (COP 28) sobre as mudanças climáticas.
Alunos do 7º ano conversam com jornalista do Estadão sobre sustentabilidade
A exposição de trabalhos e apresentações artísticas da Feira do Conhecimento 2023, que tem como tema central “Fotografia de Sebastião Salgado: Espelho da Realidade”, acontecem nesta quinta (19/10) e sexta (20/10), nas dependências do Curso G9.
A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio.
Durante o primeiro e o segundo trimestres, os alunos, orientados pelos professores, realizam pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação e da criação da logo para a divulgação desse evento. No terceiro trimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.
Confira a programação:
19/10 – QUINTA-FEIRA
8h: Publicação do site da Feira do Conhecimento 2023: cursog9.com/feira8h às 12h e 14h30 às 17h: Exposição dos trabalhos no Curso G913h30: Musical | Educação Infantil - Apresentação16h: Coral G9 Em Canto – Sala de Arte17h: Musical | 1º ano EF I – Apresentação18h: Apresentações Artísticas | EF II e EM
20/10 – SEXTA-FEIRA
8h às 12h: Exposição dos trabalhos13h30: Musical | Educação Infantil – Apresentação14h30: Apresentações Artísticas | EF II e EM16h: Coral G9 Em Canto – Sala de Arte17h: Musical | 1º Ano EF I – ApresentaçãoExposição dos trabalhos da Feira do Conhecimento 2023 será nos dias 19 e 20 de outubro
O Curso G9 conquistou, pela segunda vez consecutiva, o quinto lugar geral no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez. A edição 2023 foi realizada entre os dias 13 e 15 de outubro, nas dependências do Colégio Militar, em Belo Horizonte (MG). O torneio reuniu 458 crianças e adolescentes, de 16 estados brasileiros.
O grande destaque do Curso G9 foi a aluna Giovanna Magalhães de Almeida, que venceu a Categoria Sub 08 Feminina, o seu sétimo título em torneios nacionais. O colégio também conquistou ainda dois terceiros lugares: Julia Neves na Sub 08 Feminino e Renan Morais, na Sub 16 Masculino.
Já Iago Alkmin ficou em 4° lugar na Categoria Sub 05 Masculino e Diogo Zambrana, em 10° lugar, na Sub 08 Masculino. Também integraram a equipe do Curso G9 os alunos Laura Zambrana (14° lugar na Sub 11 Feminino), Enzo Almeida (12° lugar na Sub 13 Masculino) e Luisa Aimi (14° lugar na Sub 09 Feminino).
“Somos top 5 no xadrez nacional, mais uma vez, graças ao desempenho de todos os nossos atletas de nossa delegação: todos se empenharam muito e conquistamos bons resultados”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins. “O resultado é fruto do trabalho realizado pelo colégio há mais de uma década e à intensa preparação que tivemos desde o início do ano letivo”, completou.
Em 2022, o Curso G9 também conquistou a 5ª colocação geral no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado em Poços de Caldas.
HEPTACAMPEÃ
“Estou muito feliz por conquistar mais um título, pois me preparei todos os dias para conseguir fazer o meu melhor. Também pedia a Deus para acalmar meu coração durante as partidas, e Ele cuidou de tudo”, disse a agora heptacampeã brasileira Giovanna Magalhães de Almeida, que é mestra nacional em Xadrez.
Giovana Almeira disse que está “muito feliz em reencontrar tantos amigos que fiz no xadrez e estar levando tantos outros amigos para os campeonatos comigo”. Com vitória, é a terceira vez que vence o Campeonato Brasileiro Xadrez Escolar – ela também foi campeã em 2020 e 2021. Os outros quatro títulos aconteceram no Festival Nacional da Criança (Fenac) – Ritmo Rápido (2022 e 2023), Ritmo Blitz (2023) e Ritmo Clássico (2023).
Curso G9 é top 5 no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar
Os alunos do Ensino Médio Apolo Ribeiro Bagattini (Turma M31), Caio Crhistopher Fernandes Ribeiro (Turma M31), João Pedro Tilmann de Souza (Turma M32) e Thiago Oliveira Turma M21) participaram da final do Programação 1.0, no MAPI (Maratona Anual de Programação do Inatel).
O Curso G9 conquistou duas medalhas: João Pedro ficou em 2º lugar e Apolo Ribeiro, em 3º lugar. Parabéns aos alunos e ao professor Mateus Francisco. Os quatro conquistaram vaga na final durante seletiva realizada em maio passado.
A final aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí. A competição envolveu mais de 40 alunos de várias instituições de ensino da região.
A MAPI é uma competição intercolegial no formato de olimpíada de programação que acontece dentro do campus do Inatel. Promovida pelo Núcleo de Relacionamento com Colégios da faculdade, reúne os melhores alunos, classificados durante a etapa de treinamento previamente realizado em cada unidade escolar convidada para o Programação 1.0 em 2023.
A competição leva em conta a linguagem de programação Python como ferramenta para estímulo do raciocínio lógico, criatividade e preparação dos jovens para os desafios futuros do mercado de trabalho.
Saiba mais sobre o Ensino Médio neste link.
Dois alunos conquistam medalhas em olimpíada de programação do Inatel
As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72), nas aulas de Arte, no começo do 3º trimestre, iniciaram o estudo da linguagem artística que a humanidade utiliza desde os tempos remotos: a dança.
“Dentro dessa linguagem existem várias possibilidades de estudo, como o balé. Os alunos tiveram que preparar aulas invertidas e puderam aplicar seus conhecimentos sobre o assunto para seus colegas, e juntos fazerem uma troca de aprendizagens”, explica o professor André Felipe de Oliveira Andrade.
De acordo com o professor, uma das coisas que mais impressionou os alunos foi que o balé clássico, inicialmente, era dançado por homens, que interpretavam os papéis masculinos e também os femininos. Apenas a partir do século XVII as mulheres ganharam espaço e destaque nos espetáculos desse tipo de dança.
Durante as aulas, os alunos puderam conhecer e praticar as cinco posições dos pés, que se tornaram as regras básicas de todo o aprendizado da dança clássica, criadas por Pierre Beauchamp.
“O conhecimento sobre o balé clássico não parou por aí, podemos aprender também sobre os aspectos do desenvolvimento do balé, o contexto histórico do seu surgimento, diversas características e a estética propagada por essa arte”, disse. “Os aluno se empenharam em tudo o que foi proposto, confiram as atividades práticas que os alunos realizaram em sala”, completou.
Turmas do 7º ano aprendem conceitos sobre balé nas aulas de Arte
Atletas do Curso G9 venceram duas categorias e conquistaram outras 11 medalhas na última etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada no Colégio Anglo, em 30/09. Giovanna Almeida Magalhães venceu Categoria B – Feminino e Laura Zambrana Lúcio, a venceu Categoria B – Feminino.
O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.
Saiba como foram as etapas no Curso G9, Colégio Empreender e Colégio XIX de Março.
Confira a classificação dos alunos do Curso G9:
CATEGORIA A – MASCULINO
2º: Iago Alkmin dos Santos
3º: Murilo Gabriel Toledo Dias
9º: Davi Antonio Silva
CATEGORIA B – FEMININO
1º: Giovanna Almeida Magalhães
2º: Luísa Aimi Paiva Seguchi
3º: Júlia Neves de Araújo
4º: Alice Grimm de Faria Favale
CATEGORIA B – MASCULINO
5º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha
6º: Diogo Zambrana Lúcio
7º: Gustavo Raposo Tiengo
8º: Rafael Vinícius Toledo Dias
CATEGORIA C - FEMININO
1º: Laura Zambrana Lúcio
5º: Ana Julia Matos Fernandes
7º: Catarina Germiniani Aguiar
9º: Letícia Rodrigues Faria
CATEGORIA C – MASCULINO
3º: Davi Brito Riera
5º: Gabriel Grimm de Faria Favale
10º: Nícolas Oliveira Tredicci
Alunos do Curso G9 vencem 2 categorias e conquistam 13 medalhas em Torneio de Xadrez
Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) desenvolveram diversos textos dramáticos durante as aulas de Redação, com a professora Cláudia Fortes. Depois, dividiram-se em grupos e com muita criatividade criaram o roteiro de esquetes teatrais, além de projetarem o cenário para a apresentação.
As turmas tiveram como personagens um fantasma e os protagonistas do livro Diário de Pilar na Amazônia (Pilar e Breno), da escritora Flávia Lins e Silva.
“Os alunos leram a obra, escreveram o texto dramático e ensaiaram durante algumas aulas. Com muita dedicação e alegria, fizeram uma linda apresentação”, explica a professora Cláudia Fortes.
“Na minha opinião, o teatro foi uma experiência incrível para todos nós. Nele, trabalhamos nossa imaginação, vocabulário e a parte artística dentro de nós; também desenvolvemos o controle de nossas emoções. Sou muito grato por essa oportunidade”, disse o aluno Lucas Rodrigues Leite (Turma F61).
Para Letícia Leite Barca, também da Turma F61, “Achei cada apresentação melhor que a outra. Gostei muito da minha performance e adorei o figurino de todos. Também adorei o cenário e achei que todos sabiam muito bem suas falas”, destacou.
Opinião semelhante da aluna Maria Júlia Silva Camargo, da F61. “Gostei muito de fazer o teatro, foi bem trabalhoso, mas o meu grupo ajudou bastante. Todos colaboraram com os ensaios e a produção do texto. A apresentação foi muito divertida”, disse.
Confira abaixo outros depoimentos sobre a atividade:
Eu adorei apresentar o teatro e escrever o roteiro. Estimulei minha criatividade e expressão artística durante o processo.
Lorenzo Rodrigues Quireli – Turma F61
Achei bem legal fazer o teatro. Construir o nosso próprio roteiro foi mágico, e ainda mais podendo apresentá-lo. Eu adorei, foi realmente brilhante!
Ana Lívia Monti Bustamante – Turma F61
O teatro foi incrível! Eu participei e ajudei a fazer o roteiro. Também organizamos as roupas, o cenário e até conseguimos um gato de pelúcia para ser o Samba, gato de estimação da Pilar. Foi muito divertido!
Anelize Braga Guedes – Turma F62
Achei que o teatro foi muito legal e divertido, porque cada um fez uma peça teatral diferente.
Fiorella Panza Braga – Turma F62
Eu gostei muito das apresentações. Achei bem legal fazer uma história para encenar, também gostei do meu papel de fantasma.
André Bernardo Britto – Turma F62
Alunos do 6º ano fazem esquetes teatrais sobre o livro Diário de Pilar na Amazônia
A GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã da etapa Regional Sul de Minas do Torneio Brasil de Robótica (TBR) e está classificada para a fase nacional. A GnORANGE teve um ótimo desempenho, mas não avançou à próxima etapa.
A competição foi realizada no sábado, 16/09, em Cambuquira. Os mentores das equipes, professores de Matemática, Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins, que também coordenam o Clube de Ciências e a preparação dos alunos para as olimpíadas escolares, como a Canguru de Matemática.
O Curso G9 tem tradição em competições de robótica há mais de dez anos: no ano passado, por exemplo, a equipe Gdroid foi campeã de Tecnologia e Engenharia da Categoria High e, a GnORANGE, campeã em Mérito Científico da Categoria Middle 2.
TBR 2023
Para Mateus Francisco, a GTEeN, equipe composta em sua grande maioria por veteranos, mostrou-se mais uma vez preparada para os desafios da temporada 2023, obtendo excelentes resultados nos mais variados critérios de avaliação. “Com certeza, seguiremos aperfeiçoando o trabalho, levando em conta as sugestões da regional e procurando obter o melhor resultado possível na fase nacional, que acontecerá em Brasília”, disse.
“Com união, dedicação e esforço nos classificamos para a etapa nacional. Estamos extremamente animados com essa oportunidade e, até lá, comprometidos em aprimorar ainda mais o nosso trabalho. Vamos continuar com nossas atividades regulares, de Mérito Cientifico e Organização e Método, e aperfeiçoar nosso robô para cada vez mais atingirmos uma pontuação melhor”, explicou Daniel Gonçalves, membro da GTEeN.
Daniel Gonçalves lembra que, ao longo dos três anos em faz parte da equipe, testemunhou sua evolução constante. “Entrei para o grupo durante a pandemia, cheio de incertezas e sem compreender totalmente o que esperar. No entanto, agora posso afirmar, com absoluta certeza, que essa decisão foi uma das melhores da minha vida”, expliou.
“Tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias e compartilhar longas jornadas com elas, criando laços de amizade e confiança. Durante esse período me desenvolvi como estudante, aprimorando minha capacidade de trabalho em equipe e aprendendo a lidar com a pressão das competições. Ao chegar ao meu terceiro ano do ensino médio, percebo que não somos apenas uma grupo, mas sim uma família, unida de maneira singular e incomparável. Esta jornada tem sido uma experiência de crescimento pessoal e laços que levarei para toda a vida”, completou.
EQUIPES
A GTEeN tem como membros, além de Daniel Ginçalves, os alunos: Gabriel de Campos Irineu Santana, Caio Crhistopher Fernandes Ribeiro, Fabiano da Silva Oliveira Junior, Pedro Féris Rennó El Alam, João Pedro Tilmann de Souza, Leonardo de Oliveira Gomes, Mariana Amorim Santos, Rafael Neves de Moraes Castro e Rafael Scianni Maragon Lima.
Já a GnORANGE é formada por: Isabella de Oliveira Nunes Campos, Henrique Ribas Vieira Esper, Priscilla Gabriely de Oliveira, Daniel Ferreira Olímpio, Carlos Henrique Cavalcanti Robertson Schmitz, Valentina Barbosa Marcellini, Pedro Minoru Zambrana Enomoto, Mateus Dala Rosa Soares David, João Gabriel Spazzapan Zoccal e Lucas Rodrigues Leite.
GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã e está na etapa nacional do TBR 2023
Os alunos Caio Christopher e Daniel Gonçalves, ambos da 3ª série do Ensino Médio (Turma M31), conquistaram o 2º lugar na 43ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 11 e 14 de setembro, em Barra do Piraí/RJ.
O evento reuniu 76 equipes, de todas as regiões do país, que foram classificadas na fase de lançamento dos foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (MFGOG), que acontece em paralelo à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).
A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Podem participar alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até os do último ano do Ensino Médio. Em 2022, duas equipes do Curso G9 conquistaram medalha de ouro na 16ª MOBFOG.
“Como foi nossa primeira experiência na jornada, ficamos muito felizes com o resultado. O ambiente proporcionou uma troca de experiências que, com toda certeza, irão nos auxiliar na continuidade do projeto em nossa escola”, explicou o professor de Matemática Mateus Francisco, mentor da dupla. “As inúmeras atividades da jornada evidenciaram vínculos com as mais variadas áreas do conhecimento, mostrando que a construção de foguetes pode estar atrelada a uma aprendizagem significativa”, completou.
Para Daniel Gonçalves, a Jornada de Foguetes foi interessante em vários aspectos. “No primeiro dia, colocamos em prática a técnica que desenvolvemos durante os mais de 50 testes que fizemos e percebemos como estávamos bem-preparados, dando a confiança necessária para ousar no segundo dia e batermos a marca dos 300 metros, finalizando a competição em segundo lugar”, conta.
“Durante a jornada, compartilhamos e aprendemos diversos modos de construir um foguete, conhecemos equipes do Brasil inteiro, o que nos fez crescer como equipe. Isso, sem dúvida, pode ajudar as novas equipes em uma próxima jornada”, ressaltou.
Alunos do Ensino Médio são vice-campeões da 43ª Jornada de Foguetes
Atletas do Curso G9 venceram 2 categorias e conquistaram outras 13 medalhas na terceira etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada em 2 de setembro, no Colégio XIX de Março: Giovanna Almeida Magalhães venceu a Categoria B Feminino e Nícolas Oliveira Tredicci, conquistou a Categoria C Masculino. A próxima etapa do torneio será no Colégio Sagrado Coração de Jesus, no próximo dia 16.
O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.
Saiba como foram as etapas no Curso G9 e Colégio Empreender.
Confira a classificação dos alunos do Curso G9:
CATEGORIA A – FEMININO
4º: Maria Clara Melo Vieira
CATEGORIA A – MASCULINO
2º:- Murilo Gabriel Toledo Dias
3º: Iago Alkmin dos Santos
8º: Davi Santos Vitorino
CATEGORIA B – FEMININO
1º: Giovanna Almeida Magalhães
2º: Júlia Neves de Araújo
3º: Alice Grimm de Faria Favale
4º: Laura Manfrinato Braga
5º: Julia Rodrigues Lorentz
CATEGORIA B – MASCULINO
3º: Rafael Vinicius T. Dias
4º: Diogo Zambrana Lúcio
7º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha
8º: Gustavo Raposo Tiengo
CATEGORIA C – FEMININO
2º: Laura Zambrana Lúcio
3º: Letícia Gonçalves Dias
4º: Ana Julia Matos Fernandes
7º: Letícia Rodrigues Faria
8º: Catarina Germiniani Aguiar
CATEGORIA C – MASCULINO
1º: Nícolas Oliveira Tredicci
2º: Davi Brito Riera
Atletas conquistam 2 categorias e 13 medalhas em Torneio de Xadrez
Alunos da 2ª série do Ensino Médio (Turma M22) realizaram, em 1º de setembro, uma ação solidária na instituição Irmãos de Rua de Itajubá, projeto sem fins lucrativos destinado a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante a atividade, os alunos preparam e serviram o jantar para 70 pessoas.
O trabalho social foi um desdobramento do subtema da turma na Feira do Conhecimento 2023, que é "Visibilidade, auxílio e esperança: o olhar humanitário". O tema geral da Feira é é “Fotografia de Sebastião Salgado: Espelho da Realidade”.
“No âmbito da Feira, buscamos aprofundar o estudo sobre as instituições humanitárias e o aspecto humanitário presente nessas fotografias, tornando-o um dos subtemas centrais. Investigaremos a relação intrínseca entre Sebastião Salgado e suas obras, assim como as aplicações e os desdobramentos dessas imagens na realidade mais próxima de todos nós: nossa própria cidade”, explicou o professor Mateus Francisco, um dos coordenadores da Turma M22. Também integram a coordenação dos trabalhos da turma os professores Kleber Luiz Nogueira e José Renato Silva.
Os alunos debruçaram sobre as obras “O fim da Pólio" e "Sahel". “Ao analisarmos detalhadamente os objetivos principais presentes nessas obras, percebemos que uma das questões mais importantes é dar voz àqueles que não podem se expressar por si mesmos”, destacou.
O tema geral da Feira do Conhecimento 2023 surgiu a partir de uma reflexão profunda sobre o que torna as fotografias de Sebastião Salgado tão influentes e carregadas de significado. As apresentações dos trabalhos será nos dias 19 e 20 de outubro.
“Trabalhos como esse ajuda a dar visibilidade ao nosso projeto, que vive à base de doações. Apesar das dificuldades, servimos jantar todos os dias para que nos procura”, explicou a coordenadora do projeto, Andrea Bastos. O que a entidade mais precisa é arroz, feijão e óleo. Mais informações pelo telefone: (35) 99251-3049.
Alunos do Ensino Médio realizam ação Social no Irmãos de Rua de Itajubá
A aluna do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F31) do Curso G9, Giovanna Almeida Magalhães, e o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins, foram homenageados pela Câmara dos Vereadores com Moção Congratulatória pelas conquistas e incentivo à prática do esporte em Itajubá.
“Fiquei muito feliz e nervosa durante a homenagem: meu coração ficou muito acelerado de tanta emoção que senti naquele momento. Agradeço a todos pelo carinho, em especial, ao meu irmão Enzo, que sempre foi minha inspiração”, disse Giovanna Almeida Magalhães. Ela coleciona títulos em Itajubá, no Estado e no País: é, por exemplo, hexa campeã brasileira e mestre em xadrez pela Confederação Brasileira de Xadrez.
Toninho Martins, como o professor é conhecido, disse que a homenagem mostra que “valeu a pena todo esforço, toda a jornada para transformar Itajubá em um celeiro de campeões”. “Adotar o xadrez como ferramenta pedagógica foi uma escolha acertada e revolucionária. Através do xadrez, nossos jovens não apenas aprimoraram suas habilidades cognitivas, mas também aprenderam importantes lições de estratégia, paciência e tomada de decisões”, disse.
“O xadrez não é apenas um jogo, é uma forma de educar mentes brilhantes e prepará-las para os desafios do futuro”, destaca Toninho Martins. O Curso G9 adotou, há 13 anos, o xadrez como ferramenta pedagógica e também incentiva seus alunos a participarem de torneios escolares.
A homenagem à aluna Giovana Almeida e ao professor Toninho Martins foi proposta pela vereadora Rita de Cássia Carneiro Maciel, 2ª vice-presidente da Câmara, e pelo vereador Pedro Gama, ex-aluno do Curso G9.
Câmara de Itajubá faz homenagem a atleta e professor de Xadrez do Curso G9
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72) foram desafiados pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, da disciplina de Arte, a criarem instrumentos musicais com materiais, encontrados em casa, que seriam descartados.
“Cada um trouxe seu instrumentos e o apresentou à turma. Depois, os alunos foram divididos em pequenos grupos para criarem um ritmo e, juntamente, cantarem uma música utilizando esse ritmo. O resultado foi muito interessante a agradou a todos”, explica o professor.
André Andrade ressalta que, desde os primórdios da humanidade o ser humano já produzia música. Com o passar do tempo a música foi evoluindo devido a sua possibilidade de criação com os instrumentos musicais surgidos.
Com a ideia de inova “o fazer musical” alguns músicos começaram a criar instrumentos inusitados, com materiais diferentes, como sucata, plástico, ferro, vidro, borracha etc. Os instrumentos não convencionais começam, então, a fazer parte de orquestras e grupos musicais, que chamam atenção com sua criatividade e habilidade do fazer musical.
Alunos do 7º ano fazem instrumentos com materiais descartáveis
Atletas do Curso G9 venceram três categorias e conquistaram outras nove medalhas na segunda etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada em 19 de agosto, no Colégio Empreender. Os atletas campeões foram: Murilo Gabriel Toledo Dias, na Categoria A Masculino; Júlia Neves de Araújo, na Categoria B Feminino; e Laura Zambrana Lúcio, na Categoria C Feminino.
O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.
O torneio foi disputado nas seguintes categorias: Categoria A – Masculino/Feminino: para atletas do Ensino Infantil ou 1º ano do Ensino Fundamental; Categoria B – Masculino/Feminino: para atletas do 2º ano ou 3º ano do Ensino Fundamental; e Categoria C – Masculino/Feminino: para atletas do 4º ano ou 5º ano do Ensino Fundamental.
Confira a classificação dos alunos do Curso G9.
CATEGORIA A – MASCULINO
1º: Murilo Gabriel Toledo Dias
4º: Iago Alkmin dos Santos
CATEGORIA B - MASCULINO
2º: Diogo Zambrana Lúcio
5º: Rafael Vinicius T. Dias
6º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha
9º: Gabriel Rodrigues Cortez
CATEGORIA B – FEMININO
1º: Júlia Neves de Araújo
2º: Alice Grimm de Faria Favale
3º: Julia Rodrigues Lorentz
CATEGORIA C – MASCULINO
4º: Gabriel Grimm de Faria Favale
6º: Davi Brito Riera
7º: Nícolas Oliveira Tredicci
10º: João Vitor Silva Barnabé
CATEGORIA C – FEMININO
1º: Laura Zambrana Lúcio
3º: Letícia Rodrigues Faria
Atletas vencem três categorias da 2ª etapa do Torneio Interescolar de Xadrez