Loader Image

Ensino Fundamental I

(Do 1° ao 5° ano)

 

Ampliação dos conhecimentos, formação de atitudes e valores

 

Nesta etapa escolar, os alunos são encorajados e desafiados a ampliar suas experiências e a sua  socialização, progredir em seus conhecimentos, consolidar aprendizagens, desenvolver a autonomia, a capacidade de aprender a aprender, de investigar a realidade e compreender o ambiente natural e social, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade. É um momento importante de consolidação da compreensão da natureza do sistema alfabético de escrita e outros sistemas de registros como signos matemáticos, artísticos, cartográficos e científicos.

 

Além dos avanços cognitivos, o Ensino Fundamental I deve proporcionar às crianças oportunidades de convivência e interação, com respeito e acolhimento à diversidade.

 

Conheça algumas características do Ensino Fundamental I do Curso G9:

  • O aluno ocupa lugar central e exerce papel ativo no processo de construção do conhecimento. O professor também exerce papel fundamental, é mediador na relação entre o aluno e o objeto de estudo. As aprendizagens são significativas, os conhecimentos prévios do estudante são valorizados como ponto de partida para aquisição e ampliação de novos conhecimentos.
  • O olhar individual para cada aluno, respeita as fases de desenvolvimento individual e coletivo, bem como considera e respeita as particularidades de cada um. As diferentes inteligências são exploradas pelo professor em sala de aula, que incentiva e estimula os alunos para a aquisição das aprendizagens. É com base nessa perspectiva que a escola adota uma postura inclusiva
  • A avaliação da Aprendizagem é contínua, está presente durante o trabalho. Diversos instrumentos são utilizados durante o processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de verificar, acompanhar e intervir quanto à construção e ao domínio das habilidades e competências dos estudantes. Nesse processo a comunicação e autoavaliação são instrumentos utilizados que permite ao aluno assumir atitudes favoráveis em seus estudos e a sua aprendizagem.
  • O respeito ao outro, a autonomia moral e a ética são construções contínuas vinculadas ao desenvolvimento cognitivo e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais.


Material Didático e Plataformas Digitais

Nosso material didático foi escolhido para apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências e auxiliar na troca de informações entre as crianças.


Associado aos livros didáticos, o uso das tecnologias faz parte da rotina escolar dos alunos e contribui para a potencialização da aprendizagem. Destacamos:

  • O uso da plataforma Moderna Compartilha.
  • A utilização das ferramentas Google – parceria Google for Education


As plataformas permitem interação entre os alunos, o compartilhamento e a distribuição de materiais didáticos, multimidiáticos, realização de trabalho simultâneo e colaborativos, realização de videochamadas, dinamização das atividades avaliativas e promoção da interatividade nas aulas.


Os alunos contam com acervo de tabletes, notebooks, Chromebook, equipamentos multimídias em todas as salas e laboratórios de informática para a realização das propostas pedagógicas.

 

Programa Bilíngue

A imersão na língua inglesa está ocorrendo de forma gradativa nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue BRIGHT FUTURES, da editora Oxford. Os alunos têm contato diário com o inglês, através de uma aula por dia, durante toda os 5 dias da semana.


No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio para vivência e conforto das crianças. Em todas as aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação de conhecimento de mundo.

 

Formação Leitora

No Curso G9 várias ações são desenvolvidas para a formação do leitor literário. Semanalmente os alunos participam de uma roda de história na biblioteca da escola. O trabalho na biblioteca implica em familiarizar os alunos com textos de qualidade, encantá-los com histórias ouvidas ou lidas, em um ambiente acolhedor, de modo a estimular a leitura e o empréstimo de livros. Eles são levados para casa, são socializados na roda de leitura da semana. São várias as estratégias usadas para cada série, no momento da aula de biblioteca.

 

Há, ainda, a biblioteca da classe, além de uma biblioteca organizada com acervo dos próprios alunos. Outra estratégia é a leitura de uma obra coletiva a ser lida pela turma. O trabalho com a leitura dessa obra gera um projeto de leitura e produção de texto em que o produto é a publicação de um livro de autoria do próprio aluno.

 

Metodologias Ativas

Como parte dessas metodologias destacamos a Aprendizagem Baseada em Projetos que tem como objetivo associar o aprender ao fazer. A construção do conhecimento acontece de maneira coletiva, fugindo do modelo convencional da aula no qual o professor ensina uma matéria e os alunos mostram o quanto aprenderam a partir de uma avaliação final. Destacamos:

  • Projeto Sou feliz, sou aluno G9
  • Projeto institucional - Feira do Conhecimento
  • Projeto de leitura e produção de texto

 

Movimento Maker – Aulas Lego

As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos caminhos para a formação integral. Aprender fazer ou saber fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. Várias propostas são feitas para que o aluno coloque a mão na massa e crie algo.

 

A união da cultura maker e o pensamento computacional têm como foco desenvolver no aluno algumas habilidades essenciais para o cidadão no século XXI – autonomia, criatividade, espírito investigativo e trabalho em equipe.

 

A partir do 3º ano acontece a introdução dos estudantes ao universo da programação. A interação entre os pares, o processo de troca de informações e o desenvolvimento da habilidade de ouvir diferentes opiniões e se dispor ao debate também são destaque neste trabalho.

 

Os materiais, conjuntos da Lego Education, com variedade de blocos ajudam a promover compreensão sobre as estruturas e os mecanismos das máquinas construídas pelos alunos.

 

Espaços de Aprendizagem

O espaço do Curso G9 é pensado e organizado para facilitar e potencializar as aprendizagens. São espaços que apresentam possibilidades e desafios motores, de interação e de desenvolvimento de habilidades.

 

Equipe Pedagógica

Contamos com uma equipe técnica e docente qualificada e que está em constante formação para reflexão, estudo e aprimoramento da prática pedagógica. Educadores e colaboradores com olhar atento para atender às individualidades e necessidades de nossos alunos.

 

Família e Escola

Uma das premissas básicas da educação no Curso G9 é o vínculo família e escola, que favorece o desenvolvimento integral das crianças. A família, parte da comunidade escolar, é convidada a participar ativamente no processo educativo. Reuniões de pais, ordinárias e extraordinárias para alinhamento de informações sobre propostas pedagógicas, metodologias de ensino, progressão de aprendizagens e avaliação. Atendimentos individuais com a coordenação pedagógica para acompanhamento do desenvolvimento do aluno em todos os aspectos do seu desenvolvimento: cognitivo, emocional, social e físico.

 

Participação em eventos como festas e em encerramentos de projetos ou trabalhos, para que vivenciem com o aluno o cotidiano da escola. Todas essas ações favorecem a construção de vínculo e garantem ainda mais o desenvolvimento dos nossos alunos.

 

Atividades Complementares

Canto Coral

Oferece aos alunos um momento de vivência musical, através de um repertório de qualidade com canções populares brasileiras, folclóricas, canções de compositores locais e de outros povos. Nessa atividade são feitas novas leituras e arranjos das canções, estimulando a criatividade e a expressão.

 

Xadrez

Esse jogo fascinante desenvolve estratégia, disciplina e aguça o raciocínio, além de aprimorar, de maneira saudável, o comportamento competitivo do aluno. Os alunos enxadristas, que desejam, são inscritos em campeonatos internos e externos. A partir do projeto de Xadrez, foi criado o Clube de Xadrez do Curso G9 que é filiado às federações estadual e nacional de Xadrez. O Clube de Xadrez oportuniza, também, a participação de alunos de escolas públicas, dentro da proposta da Escola Solidária.

 

Ginástica Rítmica

As aulas de ginástica rítmica oferecem aos alunos o exercício corporal através do contato com diferentes materiais - corda, arco, bola e fita - e visam a explorar o movimento expressivo e seus elementos: corpo, espaço, ritmo, repertório, improvisação, sons e coreografia.

 

Escolinha de Futebol

De maneira lúdica e saudável, a escolinha visa desenvolver os principais movimentos, a organização do jogo, as habilidades de coordenação motora e a familiarização com o esporte. Oferecida uma vez por semana, com grupos distintos, divididos de acordo com a faixa etária dos participantes.

 

Educação Motora

As atividades propostas nessas aulas visam melhorar as funções do metabolismo orgânico, propiciar o desenvolvimento da consciência corporal e o trabalho com todas as habilidades motoras. Estimulam também, a prática coletiva e os fundamentos das modalidades esportivas: handebol, voleibol, basquetebol e futebol. O repertório das aulas é variado, utilizam-se jogos e brincadeiras adequados à faixa etária. A formação ética é especialmente favorecida nessas atividades, pois elas implicam a compreensão da necessidade das normas e o espírito esportivo para regular o convívio e a prática coletiva.

 

< VOLTAR

TOPO