Loader Image
Educação Infantil
(Pré-Maternal, Maternal e Jardim) 

 

A Educação Infantil marca o início da vida escolar e tem papel fundamental na formação dos alunos. A criança da primeira infância, curiosa e ativa, encontra, no Curso G9, ambiente educativo e lúdico que favorece a exploração das suas linguagens, nos diversos campos de experiência, através da imaginação, das histórias, do desenho, da brincadeira, da pintura, da música, das pesquisas, dos movimentos, da interação e da experimentação.

 

A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Em continuidade à educação familiar, nossa escola é um espaço privilegiado para a aprendizagem de valores e de formas de convivência respeitosa e colaborativa.

 

Prática Pedagógica

 

O Curso G9 une um ambiente acolhedor, profissionais qualificados e metodologias ativas que visam o aprendizado e o bem-estar dos nossos alunos.


Em um clima de segurança e afeto, a prática pedagógica é estruturada a partir das interações e brincadeiras. Não se dissocia a ideia do brincar e do aprender. Nossa proposta é desenvolvida baseada na teoria construtivista sociointeracionista, na qual a criança constrói o conhecimento por meio da interação com o grupo e com o objeto do conhecimento, em espaços e tempos diversificados.

 

Por meio dessa prática pedagógica, os alunos são estimulados a se tornarem ativos no processo de aprendizagem e a vivenciarem inúmeras descobertas e oportunidades de desenvolver a criatividade, o senso crítico, a responsabilidade, a autonomia e a empatia.

 

São oferecidas atividades lúdicas e significativas, buscando o equilíbrio entre o cuidado e o trabalho pedagógico, o estímulo e o descanso, a rotina e a novidade.

 

Fazem parte da nossa rotina as atividades de: Leitura, Música, Artes, Inglês, Educação Motora, Ginástica Rítmica, Lego, Horticultura, Culinária, Teatro, Habilidades Digitais, Recreação e outras.


Programa Bilíngue Bright Futures

 

As crianças da Educação Infantil, a partir de 03 anos, vivenciam diariamente a aprendizagem da Língua Inglesa, de forma lúdica, por meio do Programa Bilíngue, uma parceria do Curso G9 com a Oxford University Press, iniciada em 2016.

 

O Bright Futures é um projeto internacional voltado para a intensificação do aprendizado da língua inglesa que também integra, de forma natural, os campos de Ciências, de Arte e de Linguagem.

 

O programa apresenta metodologia eficaz que resulta em correta pronúncia e no desenvolvimento da consciência fonológica, da criatividade, do pensamento crítico, da colaboração e da comunicação.

 

A carga horária é de cinco aulas semanais, com professores capacitados e fluentes em língua inglesa. A equipe do Curso G9, responsável por esse programa, é acompanhada por especialistas na área de bilinguismo da Oxford University Press.


O Bright Futures integra o currículo das turmas do Maternal II, Jardim I e II (Educação Infantil), 1º e 2º ano (Ensino Fundamental) do Curso G9.

 

Ambiente

 

A equipe de professores e colaboradores do Curso G9 é constantemente capacitada para manter o ambiente seguro, acolhedor e afetuoso.

 

Contamos com o olhar cuidadoso da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que atua na prevenção de acidentes e zela pela segurança de alunos, colaboradores, pais e visitantes. Todo mobiliário e infraestrutura é adaptado para os alunos pequenos, de forma a proporcionar segurança, estímulo, exploração e autonomia.

 

Nosso espaço físico conta com salas de aula, parques, biblioteca, quadras, campo de futebol, ginásio, horta, Laboratório de Informática, Sala de Arte, Laboratório de Ciências, piscina, área de convivência, área verde, lanchonete e restaurante – o Espaço ConViver.

 

Além dos professores e auxiliares de turma, há uma equipe de suporte (inspetores, colaboradores e assistente pedagógica) para atender aos alunos sempre que necessário, acompanhá-los no deslocamento pela escola (banheiro - restaurante) e supervisionar os momentos de recreação.

 

Tecnologia

O Curso G9 investe, constantemente, em tecnologias digitais que complementam o processo de aprendizagem. Em parceria com a Google ForEducation, utilizamos diversas ferramentas Google e outras durante as aulas: jogos, animações, ambientes virtuais, plataformas adaptáveis e aplicativos de comunicação.

 

Mesmo antes de saberem ler e escrever, as crianças já estão conectadas ao mundo digital. Utilizar as ferramentas virtuais na escola estimula a curiosidade, a criatividade, a autonomia e é fundamental para orientá-los sobre o uso correto da tecnologia.

 

Quadro Curricular

A organização curricular da Educação Infantil está estruturada em cinco campos de experiência:

  • O eu, o outro e o nós;
  • Corpo, gestos e movimentos;
  • Traços, sons, cores e formas;
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

 

Cada um desses campos possui objetivos específicos para grupo etário e indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Desta forma, assegura-se seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança:

  • Conviver;
  • Brincar;
  • Participar;
  • Explorar;
  • Expressar;
  • Conhecer-se.

 

Avaliação

A avaliação na Educação Infantil é personalizada e realizada por meio da observação e documentação das vivências, interações e atividades propostas: a criança aprende ao longo do processo e vai reestruturando o seu conhecimento por meio das experiências que vivencia; documentar esse processo permite personalizar e acompanhar os avanços no seu desenvolvimento.

 

Como é um processo contínuo, permite intervenções rápidas por parte do professor, a fim de mediar situações em que o aluno encontre alguma dificuldade, por exemplo. Consideramos o erro como uma importante etapa do processo de aprendizagem; no Curso G9, esse "bicho-papão" é visto de forma natural, sendo uma etapa que a criança perpassa no processo formativo.

 

São propostas também, a partir da turma do Maternal II, situações em que o aluno se auto avalie, avalie o grupo e as atividades sugeridas. Essa reflexão coletiva acontece nas Assembleia de Classe, momentos de discussão e conversa franca com os colegas e professores em que os tópicos "eu elogio, eu sugiro e eu critico" são colocados em pauta.

 

Neste segmento, é realizado o atendimento de crianças de 01 a 05 anos.

  • Pré-maternal: 01 ano
  • Maternal I: 02 anos
  • Maternal II: 03 anos
  • Jardim I: 04 anos
  • Jardim II: 05 anos


A data de corte etário a ser observada em todo território nacional é 31 de março, definida nas Resoluções nº 1/2010 e 6/2010.

 

 

 

< VOLTAR

TOPO