Loader Image
Alunas conquistam prata na Olimpíada Nacional em História do Brasil
25 de agosto de 2022

A equipe é formada pelas alunas Ana Luiza Duarte, Luiza Silva Barbosa, Ana Júlia Silva, todas da 3ª série do Ensino Médio. A orientadora do grupo é a professora de História, Patrícia Ribeiro.

O Curso G9 conquistou, pela quarta vez, medalha de prata na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi o único colégio de Itajubá e um dos quatro de Minas Gerais premiados nesta 14ª edição da olimpíada. A equipe é formada pelas alunas Ana Luiza Duarte, Luiza Silva Barbosa, Ana Júlia Silva, todas da 3ª série do Ensino Médio. A orientadora do grupo é a professora de História, Patrícia Ribeiro.

 

“O evento foi fantástico. Foram dois dias muitos intensos, com contato e troca de experiências com alunos de todo o país. Estamos muito felizes com o resultado, que é fruto do trabalho desenvolvido há 13 anos pelo Curso G9”, explicou a professora Patrícia Ribeiro.

 

O Curso G9 esteve na final da ONHB nas últimas 11 edições. No total, o colégio participou de 13 das 14 edições da olimpíada.

 

A primeira medalha de prata do colégio foi em 2011, com os alunos Jonas de Souza Faria Floriano, Pedro Renó Gama e Juliana Sonja Nogueira, então do 9º ano do Ensino Fundamental II; a segunda, em 2014, com as alunas Gabriele Toon, Isabela Carvalho e Victoria Amaral, também do 9º ano Fundamental II à época; em 2018, o Curso G9 conquistou a terceira medalha, a única em Minas Gerais naquele ano – o grupo era formado por Matheus Mendes R. Ribeiro, Sarah Maria Ferreira e Sarah Montgomery, que estavam na 2ª série do Ensino Médio.

 

ONHB 2022

Ao todo, 320 equipes, em um total de 1.200 estudantes de todos os estados brasileiros, foram a Campinas participar da etapa final da Olimpíada Nacional em História do Brasil, a primeira presencial há dois anos em função das restrições para a prevenção do Covid-19.

 

A prova foi realizada no sábado, 20 de agosto, e o resultado foi divulgado no dia seguinte. No total, foram entregues 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. O estado do Ceará foi o que mais levou medalhas: um total de 17. Em seguida, Pernambuco, com 16 equipes medalhistas, e São Paulo com 10.

 

Neste ano, a ONHB somou 11,4 mil equipes inscritas, totalizando mais de 73 mil pessoas. O  Participam da Olimpíada, estudantes dos 8º e 9º anos do Fundamental II e do Ensino Médio, em grupos compostos por três alunos e um professor de História. O Curso G9 participou com dez equipes, sendo quatro equipes do Ensino Fundamental II e seis do Ensino Médio – dessas, oito chegaram à semifinal.


A ONHB tem seis fases online, que foram realizadas nos meses de maio e junho, com duração de uma semana cada. As provas dessas etapas incluíram questões de múltipla escolha e realização de tarefas, que puderam ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor.


A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

 

OUTRAS OLIMPÍADAS

Neste ano, duas equipes do Curso G9 conquistaram, também pela segunda vez, medalha de ouro na 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), olimpíada inteiramente experimental que consiste em construir e lançar foguetes.

 

A MBFOG acontece em paralelo à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – neste ano, alunos do Curso G9 conquistaram 20 medalhas, sendo sete de ouro, cinco de prata e oito de bronze.

 

Já no Concurso Canguru de Matemática, a maior competição escolar da disciplina no mundo, alunos do colégio conquistaram 22 medalhas. Do total, 4 são de ouro, 1 de prata, 6 de bronze e 11 de honra ao mérito.




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO