Loader Image
Ex-aluna conta história de luta e superação contra a diabetes
18 de novembro de 2020

Durante o encontro virtual, Bárbara Melo deu dicas importantes sobre o cuidado com a saúde do corpo e da mente e sobre alimentação saudável.

Um relato emocionante de superação, com dicas importantes sobre o cuidado com a saúde do corpo e da mente e sobre alimentação saudável. Assim foi o bate-papo virtual da professora Bárbara Melo com os atletas de handebol do Curso G9, durante aula da professora Valência Conti. Ex-aluna do colégio, ela tem diabetes tipo 1, a menos comum, que surge na infância e adolescência.

 

“Descobri a doença com 19 anos, depois de passar mal e ser levada ao hospital. No começo, achei que, após esse episódio, a vida seria normal, poderia me alimentar da mesma forma. Com o tempo, descobri que não era bem assim, que não deveria seria dependente da insulina”, explicou.

 

As complicações vieram, lembra a ex-aluna. “Tive nova crise, um desmaio, que me deixou 45 dias no hospital, boa parte em uma UTI [Unidade de Terapia Intensiva]. Foram três paradas cardíacas, em 15 minutos. Foi um momento muito difícil da minha vida, mas pude contar com o apoio da minha família, do meu noivo e dos meus amigos”, disse. Em decorrência desse mal estar, Bárbara Melo perdeu a fala temporariamente, a memória recente e os rins pararam, o que a obrigou a fazer hemodiálise e transfusão de sangue.

 

“Hoje, já recuperei, embora não totalmente, minha capacidade de falar, mas ainda tenho problemas com a memória recente. Pode ser que, ao final do dia, não me lembre dessa conversa nossa”, destacou. A melhora ocorre porque tem sido acompanhada por nutricionista, neuropsicóloga, nefrologista, fisioterapeuta e endocrinologista.

 

Ela acredita que, brevemente, estará bem melhor e poderá retomar seu sonho, que é ministrar aulas de Educação Física – ela se formou na Universidade de Taubaté (Unitau) no ano passado, e foi receber seu diploma em uma cadeira de rodas. “Tudo isso aconteceu em um momento muito importante da minha, estava super feliz e realizada com a faculdade e com a participação nos times de vôlei, futsal e handebol da Unitau”, contou. Aliás, essas eram as modalidades das quais participava no Curso G9. “Escolhi a Educação Física por influência da professora Valência, que será madrinha do meu casamento”, destacou.

 

“A Bárbara sempre foi uma aluna e uma atleta muito dedicada, muito disciplinada. Tenho certeza de que esse seu histórico ajudou muito na recuperação”, destacou a professora. “As vitórias até aqui traduzem muito a Bárbara, que sempre teve garra e disposição para lutar nas quadras e, agora, para vencer esse momento difícil de sua vida. Torcemos pela sua pronta recuperação”, disse o Giovanni Henrique Faria Floriano, diretor de Planejamento do Curso G9, que participou do encontro virtual. Para Luisa Kallás Pinto, atleta e aluna do colégio, a Bárbara sempre foi “uma guerreira”. “Obrigada por compartilhar sua história com a gente”, disse durante o encontro, em 12 de novembro, que aconteceu por meio de uma plataforma do Google for Education.

 




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO